O Governo Federal acredita que irá recuperar na próxima semana os sistemas de saúde que foram hackeados na madrugada da última sexta-feira (10). Em nota divulgada na manhã deste sábado (11), o Ministério da Saúde afirmou que trabalha na recuperação dos dados e que alguns já foram reestabelecidos.
“O Ministério da Saúde informa que está atuando com a máxima agilidade para reestabelecer os sistemas que foram temporariamente comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta-feira (10). Vários sistemas já foram reestabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana. A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação Covid-19. ”, informou a nota.
O ataque ao sistema causou instabilidades nos sites do órgão e no ConecteSUS, impossibilitando que a população emitisse o certificado digital de vacinação.
Segundo a Polícia Federal, os hackers não tiveram acesso a dados sigilosos. O ministro Marcelo Queiroga apontou que as informações acerca da vacinação não foram perdidas, pois a pasta trabalha com um sistema de backup.