Governo dos Estados Unidos anuncia boicote diplomático aos Jogos de Inverno

Medida foi tomada como forma de protesto as violações de direitos humanos praticadas pela China

BandNewsFM

Jogos de Inverno de 2022 vão acontecer em fevereiro em Pequim
Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

O governo dos Estados Unidos confirma que adotará um boicote diplomático nos Jogos de Inverno de 2022 que acontecerá em Pequim, na China.

Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, o país não vai enviar nenhum representante diplomático para o evento. O envio de uma delegação oficial diplomática é uma tradição dos jogos olímpicos. 

Psazi ainda declarou que isso ocorre por causa da violação de diretos humanos pelo governo chinês em diferentes oportunidades. 

De acordo com a porta-voz, “a representação diplomática ou oficial dos EUA trataria esses jogos como normais em face dos flagrantes abusos dos direitos humanos e atrocidades da China em Xinjiang, e simplesmente não podemos fazer isso”, afirmou na na coletiva realizada nesta segunda-feira (06).

Xingiang é uma região no noroeste chinês que abriga diversas minorias étnicas. A China é acusada de criar campos de reeducação e concentração nessa parte do país. 

A decisão, no entanto, não afeta a participação dos atletas americanos, que vão competir nos jogos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.