Governo do RJ faz operação para ocupar favela dominada pelo tráfico

Cerca de 1200 policiais civis e militares participam de ação para ocupar a favela do Jacarezinho. Outras três comunidades são alvos da operação, na Zona Norte do Rio

Rádio BandNews FM

Governo do RJ inicia retomada de território em comunidade da Zona Norte
Foto: Alexandre Siqueira/TV Band

Cerca de 1200 policiais civis e militares fazem uma megaoperação para ocupar a favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação teve início no começo da manhã desta quarta-feira (19). Pelo o menos três veículos blindados da Polícia Civil participam da ação e não há registro de tiros na região.

Também são ocupadas as favelas de Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca, comunidades ao redor do Jacarezinho e a polícia tenta evitar a fuga de bandidos.

A ocupação marca o início do projeto "Cidade Integrada", promessa do Governo do Estado para reocupar comunidades do Rio de Janeiro dominada por bandidos. Segundo a gestão estadual, o projeto tem como objetivo integrar bairros formais e informais da cidade, por meio de ações sociais e de segurança pública, com apoio da polícia.

A polícia tenta cumprir 42 mandados de prisão, 13 mandados de apreensão de adolescentes e um de busca e apreensão.

O projeto “Cidade Integrada” substitui as Unidades de Polícia Pacificadora, projeto que em 2008 começou a reocupar favelas para reduzir a criminalidade. As UPPs enfrentaram problemas com a migração de bandidos e foi diminuído a partir de 2016 quando da Intervenção Militar na Segurança Pública.

A promessa do governo estadul é levar serviços sociais para as comunidades que agora serão reocupadas pelas forças policiais.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.