Cerca de 1200 policiais civis e militares fazem uma megaoperação para ocupar a favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação teve início no começo da manhã desta quarta-feira (19). Pelo o menos três veículos blindados da Polícia Civil participam da ação e não há registro de tiros na região.
Também são ocupadas as favelas de Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca, comunidades ao redor do Jacarezinho e a polícia tenta evitar a fuga de bandidos.
A ocupação marca o início do projeto "Cidade Integrada", promessa do Governo do Estado para reocupar comunidades do Rio de Janeiro dominada por bandidos. Segundo a gestão estadual, o projeto tem como objetivo integrar bairros formais e informais da cidade, por meio de ações sociais e de segurança pública, com apoio da polícia.
A polícia tenta cumprir 42 mandados de prisão, 13 mandados de apreensão de adolescentes e um de busca e apreensão.
O projeto “Cidade Integrada” substitui as Unidades de Polícia Pacificadora, projeto que em 2008 começou a reocupar favelas para reduzir a criminalidade. As UPPs enfrentaram problemas com a migração de bandidos e foi diminuído a partir de 2016 quando da Intervenção Militar na Segurança Pública.
A promessa do governo estadul é levar serviços sociais para as comunidades que agora serão reocupadas pelas forças policiais.