O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan, afirmou que o governo já se reuniu com os reitores das três universidades estaduais e que a autonomia das instituições será respeitada ao longo dos próximos quatro anos.
Em entrevista exclusiva à BandNews FM na manhã desta terça-feira (07), o chefe da pasta disse que o próprio governador Tarcísio de Freitas se encontrou com os reitores da USP, Unesp e Unicamp e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e confirmou que respeitará a autonomia administrativa e financeira das instituições.
Vahan Agopyan também deu detalhes sobre o investimento na área de pesquisa, falou sobre a possível instalação de um polo de inovação no local da atual sede da Ceagesp e destacou a importância do ensino a distância.
De acordo com ele, o governador Tarcísio de Freitas quer “reforçar o investimento em ciência e tecnologia e transformar essa verba em inovação”. O secretário explica que a ideia é que o conhecimento seja usado em benefício da sociedade que ajuda a financiar as pesquisas.
O responsável pela secretaria destacou a importância de unir a indústria ao setor de pesquisa. Ele explica que as empresas precisam de oportunidades e segurança jurídica e financeira para investir em inovações.
Questionado sobre a atuação do Centro Paula Souza, que administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), Agopyan criticou a situação atual do órgão e disse que, nos últimos anos, ele manteve um “crescimento vegetativo”. O secretário solicitou um levantamento da situação dos cursos oferecidos para entender as necessidades do centro.
Outra demanda da pasta é a criação de um polo de tecnologia na atual sede da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Com a possível mudança da Ceagesp, o governo já demonstrou interesse em utilizar o espaço como um hub de inovação. “Inicialmente estamos trabalhando com o que já temos", explicou. No entanto, ele disse que, caso o projeto saia do papel, São Paulo terá "um distrito de inovação muito grande".
Por fim, o secretário reafirmou a importância do ensino a distância na formação de novos profissionais. "Acredito que a educação a distância é a democratização do ensino. Considero imprescindível a existência de universidades virtuais de qualidade", concluiu.