O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou, nesta quinta-feira (23), o decreto para licitar e conceder à iniciativa privada o Trem Intercidades, que ligará Jundiaí a Campinas, e a linha 7-Rubi da CPTM.
O termo publicado no Diário Oficial do Estado afirma que medidas beneficiam os moradores da região metropolitana de São Paulo, além dos residentes de Jundiaí e Campinas.
A privatização da Linha 7-Rubi prevê a ligação da estação Barra Funda até Jundiaí, atendendo, também, as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
O decreto também abre concorrência para a implantação do Trem Intrametropolitano, que vai ligar Jundiaí a Campinas e atenderá às cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.
A licitação permite que empresas estrangeiras participem do processo para assumir essas linhas. O prazo de concessão será de 30 anos.
Cabe agora ao Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, a regulamentação do decreto com as normas para que a licitação ocorra.
No documento, o Governo Estadual destaca que a privatização tem como intuito destinar recursos públicos para “áreas nas quais a presença do Poder Público é indispensável, especialmente na educação, saúde e segurança pública”.