Governo de SP estuda internar compulsoriamente dependentes da Cracolândia

Tanto Tarcísio de Freitas quanto o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, defendem a medida; houve desistência em realocar o fluxo para o Bom Retiro

BandNews FM

A desistência da ideia de deslocar o fluxo da Cracolândia para o Bom Retiro foi notícia nesta sexta-feira (19). A informação foi confirmada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que lançou o AEA (Ação Estruturante de Atendimento) em conjunto com a prefeitura de São Paulo. Apesar de a ideia ter sido anunciada na semana passada, foi possível perceber um descompasso entre prefeitura e governo do estado.

Segundo o repórter Lucas Jozino, a internação compulsória passou a ser o próximo passo a ser seguido. Apesar de já se ter falado bastante sobre o assunto, será necessária uma autorização judicial, além da presença de um médico.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comentou sobre o assunto e ressaltou que há uma possibilidade de recuperar algumas pessoas que hoje frequentam a Cracolândia.

Tem gente que você não vai identificar parente, Está abandonado à própria sorte, se consumindo como pessoa e perdeu a capacidade de autodeterminação. E para essa pessoa, que não conseguiremos dar outra alternativa, essa pessoa tem que ser internado compulsoriamente. 

Problema nacional

Dados apresentados por Josino mostraram que a Cracolândia não se restringe apenas à cidade de São Paulo. Atualmente, existem outras Cracolândias de menor tamanho espalhadas por outros Estados do Brasil e muitos desconhecem a existência desses locais onde vivem.