Governo de SP decide não usar material didático do MEC

Secretaria da Educação optou por não aderir ao plano nacional por “coerência pedagógica”

Rádio BandNews FM

Governo de SP decide não usar material didático do MEC
Governo de SP decide não usar material didático do MEC
Agência Brasil

O governo de São Paulo decidiu que, a partir de 2024, não usará o material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos, do Ministério da Educação, para alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual.

De acordo com a Secretária estadual da Educação, as escolas aproveitarão o material próprio e digital, com suporte físico para os primeiros anos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o material será 100% digital a partir do 6º ano do fundamental.

Pelo plano nacional, os estados recebem livros e materiais enviados gratuitamente pelo governo federal. A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais destacou que é a primeira vez que a Educação paulista decide não aderir.

O secretário-executivo Vinicius Neiva afirmou que a medida foi tomada para buscar uma “uniformização e coerência pedagógica em todas as escolas do estado”. Ele ressaltou que 60 mil computadores serão entregues aos colégios até o fim de agosto para reforçar o acesso a materiais digitais.