O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na tarde desta quarta-feira (2), que toda a população adulta do estado estará vacinada até o dia 31 de outubro.
A promessa foi feita em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
A gestão estadual divulgou datas para todas as faixas-etárias da população adulta.
1 a 20 de julho: 55 a 59 anos
2 a 16 de agosto – 50 a 54 anos
17 a 31 de agosto – 45 a 49 anos
1 a 10 de setembro – 40 a 44 anos
11 a 20 de setembro – 35 a 39 anos
21 a 30 de setembro – 30 a 34 anos
1 a 10 de outubro - 25 a 29 anos
11 a 31 de outubro - 18 a 24 anos
Na segunda(31), o governo paulista havia prometido encerrar a vacinação da população adulta do estado no mês de dezembro.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, chegou a declarar que a previsão de vacinar toda a população adulta até o final do ano era muito otimista.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, as datas foram estabelecidas de acordo com a projeção das entregas de doses de vacina disponíveis no site do ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga declarou que pretende imunizar toda a população brasileira até o final do ano.
Nesta quarta-feira(2), o governo de São Paulo também iniciou a vacinação de pessoas com idade entre 30 e 39 anos que tenham alguma comorbidade. Beneficiários do BPC e pessoas com deficiência permanente também já podem se vacinar.
Insumos para o Butantan
Durante a coletiva, a gestão estadual afirmou que o Instituto Butantan vai receber um lote de 6 mil litros de insumo da CoronaVac no dia 28 de junho. Com a entrega do montante, o Butantan será capaz de produzir 10 milhões de doses.
O Instituto retomou a produção da vacina no final de maio, depois de uma paralisação de duas semanas por falta de insumos. Na ocasião, a produção foi reiniciada depois de um recebimento de 3 mil litros do IFA.
Cinco milhões de doses da CoronaVac já estão em estagio final para a entrega ao Programa Nacional de Imunizações(PNI) do Ministério da Saúde.