Governo de São Paulo confirma primeiro caso de gripe aviária no estado

Ave contaminada é da espécie trinta-réis-real e foi encontrada em Ubatuba, no Litoral Norte

Rádio BandNews FM

Governo de São Paulo confirma primeiro caso de gripe aviária no estado
Foto: Agência Brasil

Uma reunião entre autoridades do governo de São Paulo deve definir nesta terça-feira (06) os próximos passos para acompanhamento da gripe aviária no Estado. O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que Ubatuba, no litoral norte, registrou o primeiro foco de gripe aviária (H5N1) em território paulista.

De acordo com a pasta, o caso envolve a espécie trinta-réis-real e foi confirmado na noite desta segunda-feira. Todos os casos são em aves silvestres, ou seja, que vivem livres na natureza. 

Não há focos de gripe aviária em aves de granja, ou seja, voltadas para a alimentação. O colunista de Saúde da Rádio BandNewsFM, Dr. Álvaro Furtado, esclarece que não há motivo para pânico e nem receio de comer ovos e frango.

Uma dúvida comum entre os nossos ouvintes tem sido a possibilidade de contaminação através dos pombos. Sobre isso, o médico infectologista esclarece que não existe esse risco documentado até agora.

Com a confirmação no litoral norte de São Paulo, o total de casos no Brasil sobe para 24. São mais 15 no Espírito Santo, sete no Rio de Janeiro e mais um no Rio Grande do Sul.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.