Governo de São Paulo confirma primeiro caso de gripe aviária no estado

Ave contaminada é da espécie trinta-réis-real e foi encontrada em Ubatuba, no Litoral Norte

Rádio BandNews FM

Governo de São Paulo confirma primeiro caso de gripe aviária no estado
Governo de São Paulo confirma primeiro caso de gripe aviária no estado
Foto: Agência Brasil

Uma reunião entre autoridades do governo de São Paulo deve definir nesta terça-feira (06) os próximos passos para acompanhamento da gripe aviária no Estado. O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que Ubatuba, no litoral norte, registrou o primeiro foco de gripe aviária (H5N1) em território paulista.

De acordo com a pasta, o caso envolve a espécie trinta-réis-real e foi confirmado na noite desta segunda-feira. Todos os casos são em aves silvestres, ou seja, que vivem livres na natureza. 

Não há focos de gripe aviária em aves de granja, ou seja, voltadas para a alimentação. O colunista de Saúde da Rádio BandNewsFM, Dr. Álvaro Furtado, esclarece que não há motivo para pânico e nem receio de comer ovos e frango.

Uma dúvida comum entre os nossos ouvintes tem sido a possibilidade de contaminação através dos pombos. Sobre isso, o médico infectologista esclarece que não existe esse risco documentado até agora.

Com a confirmação no litoral norte de São Paulo, o total de casos no Brasil sobe para 24. São mais 15 no Espírito Santo, sete no Rio de Janeiro e mais um no Rio Grande do Sul.