O governo da Bahia assinou um convênio para construção de casas para as vítimas das fortes chuvas, por meio do Programa Bahia Minha Casa, com prioridade de atendimento às famílias que estão desabrigadas.
Os primeiros municípios contemplados são Itambé, Ibicaraí, Ipiaú, Ibirataia, Macarani e Ubatã. No último dia cinco, os gestores das cidades apresentaram a documentação com o número de vítimas.
Na primeira etapa, serão 485 unidades habitacionais construídas a um custo de 35 milhões de reais.
De acordo com o governador Rui Costa (PT), o convênio deve contemplar todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas do fim de dezembro.
Ele pede celeridade dos demais prefeitos que não foram contemplados nesse primeiro momento. O número de pessoas afetadas subiu de 856.917 para 965.643. São 30.306 desabrigados e 62.156 desalojados.
199 das 417 cidades baianas foram afetadas pelas chuvas. Dentre elas, 190 estão em Situação de Emergência. Até o momento, 27 pessoas morreram em decorrência dos temporais. A última morte registrada aconteceu no dia 7, em Barra, no Oeste baiano. Foi um homem de 72 anos que se afogou na margem do Rio Grande. Ao todo, 523 pessoas ficaram feridas.