Governo alerta para golpe com vídeo falso de Haddad

Conteúdos simulam depoimento do ministro sobre dinheiro esquecido nos bancos

Rádio BandNews FM

Instante do vídeo forjado do ministro Haddad usado por golpistas para enganar pessoas
Reprodução/GOV

O governo federal divulgou um alerta nesta terça-feira (22) sobre um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que simulava uma fala sobre dinheiro esquecido nas contas dos bancos.

De acordo com a secretaria de Comunicação Social, o vídeo é chamado de “peça de desinformação” e a reprodução conduz pessoas a caírem em um golpe. O conteúdo direciona àqueles que acessam o vídeo a um link que simula o ambiente digital das páginas oficiais do governo.

Em seguida, é requisitado o login e senha da plataforma gov.br e, para resgatar os depósitos bancários esquecidos, o sistema cobra uma taxa.

A criação de vídeos falsos que simulam a figura de pessoas é chamada deepfake, com recursos de inteligência artificial. O governo alerta que depósitos esquecidos podem ser consultados no Sistema de Valores a Receber, um serviço gratuito do Banco Central e sem taxas.

“A extensão ‘.br’ caracteriza os sites brasileiros na internet. O governo federal não hospeda sites e sistemas usando extensões estrangeiras. Se você receber algum link mencionando uma política pública ou ação do governo que a home page não termine em ‘.br’, você pode estar diante de uma ameaça virtual”, diz o comunicado.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.