O governo federal divulgou um alerta nesta terça-feira (22) sobre um vídeo falso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que simulava uma fala sobre dinheiro esquecido nas contas dos bancos.
De acordo com a secretaria de Comunicação Social, o vídeo é chamado de “peça de desinformação” e a reprodução conduz pessoas a caírem em um golpe. O conteúdo direciona àqueles que acessam o vídeo a um link que simula o ambiente digital das páginas oficiais do governo.
Em seguida, é requisitado o login e senha da plataforma gov.br e, para resgatar os depósitos bancários esquecidos, o sistema cobra uma taxa.
A criação de vídeos falsos que simulam a figura de pessoas é chamada deepfake, com recursos de inteligência artificial. O governo alerta que depósitos esquecidos podem ser consultados no Sistema de Valores a Receber, um serviço gratuito do Banco Central e sem taxas.
“A extensão ‘.br’ caracteriza os sites brasileiros na internet. O governo federal não hospeda sites e sistemas usando extensões estrangeiras. Se você receber algum link mencionando uma política pública ou ação do governo que a home page não termine em ‘.br’, você pode estar diante de uma ameaça virtual”, diz o comunicado.