Governador do Piauí diz que estados devem adotar “restrições em nível nacional” e confirma intenção de comprar vacinas

Da Redação

Governador do Piauí diz que estados devem adotar “restrições em nível nacional” e confirma intenção de comprar vacinas
Reprodução TV

Após a sanção da Medida Provisória que autoriza a compra de vacinas não só pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios já finalizam contratos para adquirir mais doses e vacinar a população. O objetivo, segundo o presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias, é imunizar pelo menos 50 milhões de pessoas até abril – ou seja, 25% da população. 

Com isso, a expectativa é de que haja redução de casos e mortes a partir de maio. Uma das vacinas negociadas é a Sputnik V, que ainda não é utilizada no Brasil, e outras como a da Moderna.

Em entrevista à BandNews FM, Wellington Dias afirmou que a intenção, a partir de agora, é buscar o maior número de doses possíveis. Outra frente visa acelerar a transferência de tecnologia para a produção da vacina de Oxford pela Fiocruz, permitindo a fabricação do chamado IFA aqui no Brasil.

Questionado sobre o cronograma do Ministério da Saúde traz insegurança, o presidente do Fórum dos Governadores afirmou que é por isso que os Estados decidiram se unir. Sobre as restrições que devem ser adotadas conjuntamente pelos Estados, Wellington Dias afirmou que o ideal era que a decisão fosse tomada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, uma das medidas que podem passar a valer é a proibição do consumo e venda de bebidas alcoólicas em alguns horários, reduzindo assim, inclusive, os acidentes de trânsito que demandam atendimento hospitalar. Wellington Dias garante que não se trata de um lockdown.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.