Após a recusa do Governo Federal em receber ajuda humanitária oferecida pela Argentina, o governador da Bahia, Rui Costa, anuncia nesta quinta-feira (30) que o estado aceitará a ajuda de forma direta, sem o apoio da diplomacia brasileira. Em uma postagem no Twitter, o petista disse ainda que aceitará auxílio de todos os países que oferecerem ajuda.
Na manhã desta quinta (30), o presidente Jair Bolsonaro justificou em uma postagem na internet a dispensa da ajuda às vítimas das chuvas na Bahia oferecida nesta quarta (29) pelo Governo da Argentina.
O chefe do Executivo afirmou que o apoio oferecido com 10 homens para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial já está sendo realizado pelos agentes das Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil. Ainda de acordo com o comunicado, a ajuda não é necessária nesse momento, mas o governo argentino pode ser acionado caso haja necessidade.
Bolsonaro ainda afirmou que o governo brasileiro está aberto a ajuda e doações internacionais e que o Itamaraty já recebeu doações da Agência de Cooperação do Japão, que enviou colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água.