O Google perdeu mais de U$ 100 bilhões em valor de mercado, nesta quarta-feira (08), com os investidores preocupados com a possibilidade de a empresa não conseguir responder com inovações ao ChatGPT. O Bard, novo chatbot de inteligência artificial da companhia, passou informações imprecisas na primeira demonstração pública da funcionalidade.
O serviço da inteligência artificial é uma resposta da gigante de tecnologia ao ChatGPT, que cria conversas com base na inteligência artificial.
Após o erro do Bard, a Alphabet, holding controladora do Google, deixou a impressão nos investidores de que a empresa está atrás da Microsoft, que estabeleceu uma parceria com a fundadora do ChatGPT, a OpenAI.
A imprecisão no anúncio do novo serviço da Google, que ocorreu nesta segunda-feira (6), foi apontada pela agência de notícias Reuters. A empresa havia descrito o ChatBot como uma plataforma da “curiosidade” e que teria o intuito de simplificar alguns assuntos.
A Reuters mostrou que o robô fornecia respostas incorretas, quando questionado sobre as descobertas do Telescópio Espacial James Webb. Uma das alternativas indicava que o telescópio foi utilizado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar, quando a NASA afirma que os registros foram realizados por outro telescópio.
Em um comunicado, a Google destacou a importância de testes rigorosos e detalhados após a polêmica envolvendo o Bard e reforçou que incluirá a possibilidade da realização de feedback externos para garantir que a ferramenta “atenda a um alto padrão de qualidade e segurança”.