Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI, depõe na CPMI do 8 de Janeiro nesta quinta (31)

Ex-ministro pediu demissão depois que imagens dele dentro do Palácio do Planalto no dia da invasão foram divulgadas

Rádio BandNews FM-

Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI, depõe na CPMI do 8 de Janeiro nesta quinta (31)
General Gonçalves Dias presta depoimento nesta quinta (31)
Foto: Agência Brasil

A CPMI do 8 de Janeiro deve ouvir, nesta quinta-feira (31), o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional. 

O ex-chefe da Pasta pediu demissão depois que imagens dele dentro do Palácio do Planalto no dia da invasão foram divulgadas.

Apesar da oitiva de Dias ser uma das principais demandas da oposição, o depoimento já estava previsto no plano de trabalho da relatora, a senadora Eliziane Gama.

Nesta terça-feira (29), o coronel Fábio Augusto Vieira, que comandava a Polícia Militar do Distrito Federal no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, ficou em silêncio durante a fala à CPMI.

O ex-comandante e outros seis oficiais foram presos por determinação do Supremo Tribunal Federal após a Procuradoria-Geral da República apontar que a cúpula da PM foi omissa.

A advocacia do Senado confirmou que a Comissão está autorizada a oferecer ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, um acordo de delação premiada.

De acordo com o parecer enviado à relatora, o órgão técnico considera a proposta legítima, desde que haja a participação do Ministério Público Federal e a homologação de um juiz.

Será a primeira vez que os parlamentares oferecerão esse tipo de proposta a um depoente.