A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman cobrou nesta segunda-feira (21), pelas redes sociais, uma explicação das falas do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes.
“Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?", escreveu Hoffman.
Os parlamentares aliados de Lula afirmaram que vão ao Supremo Tribunal Federal para que o ministro explique formalmente as falas que poderiam configurar crimes contra o Estado Democrático de Direito, calúnia, injúria e difamação. As informações são da colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo.
Em áudio para um grupo de amigos do agronegócio, Nardes afirma que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas" brasileiras, e que seria uma questão de horas, dias ou no máximo, uma semana, duas, “talvez menos do que isso", para um "desenlace bastante forte na nação, (de consequências) imprevisíveis".
O ministro também disse que tinha muitas informações que não poderia falar muito, mas que havia conversado com o time de Bolsonaro e que o presidente estaria enfrentando uma doença, mas que irá se recuperar e pode enfrentar o que vai acontecer no país.
Os ministros do TCU afirmam que o que aparenta é que Nardes acredita no que fala. Em defesa, o ministro afirmou que se referia a protestos na frente de quartéis.