A colunista Aiana Freitas, da BandNews FM, analisou durante esta segunda-feira (7) um levantamento recente realizado pela Mind&Heart que mostra uma mudança no comportamento dos consumidores de bebidas alcoólicas.
Segundo o estudo, a Geração Z registrou uma queda no consumo de álcool. São 36% dos entrevistados que nasceram entre 1995 e 2010 que afirmaram que consomem álcool uma vez por mês ou com menor frequência.
Se compararmos com a Geração Y, dos nascidos entre 1991 e 1994, são 32% dos que consomem pouca quantidade de álcool. A Geração X, dos nascidos entre 1965 e 1980, são 32%.
"Esse estudo também mostra que 9 em cada 10 jovens entre 18 a 25 anos, estão dispostos a reduzir ou até abandonar o consumo de álcool. O que é mais do que o observado nas Gerações Y e X", pontuou.
Um dos fatores que explicam estes números é a maior conscientização sobre os malefícios do álcool e estão repensando seus hábitos de consumo, além da maior oferta de drinks, cervejas e bebidas que não sejam alcoólicos.
"A pesquisa mostra que a cerveja continua a ser a bebida alcoólica mais consumida, com 77% de preferência, principalmente entre as pessoas com mais de 30 anos; o vinho com 60%, especialmente entre as mulheres; destilados e coquetéis são os mais populares entre a Geração Z e os jovens da Geração Y", informou.