Gastroenterite: casos aumentam 15% no Brasil e chegam a 450 mil em 2023

Especialistas recomendam higienização das mãos e lavagem adequada dos alimentos antes do consumo

Rádio BandNews FM

A gastroenterite é um tipo de inflamação ou infecção que acomete o tubo digestivo.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

As viroses causadas por gastroenterite crescem 15% no 1º trimestre do ano, em relação a 2022. Dados obtidos pela BandNews FM, mostram que 455 mil casos foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde até o dia 1º de abril.

A gastroenterite é um tipo de inflamação ou infecção que acomete o tubo digestivo desde o estômago até os intestinos delgado e grosso. A doença é transmitida por vírus e bactérias e costumam ser altamente contagiosos.

O problema é mais comum em crianças e podem causar desidratação por conta dos principais sintomas, como diarreia e vômito.

No mesmo período no ano passado, foram 305 mil casos da doença. As ocorrências representam crescimento de 15%, portanto 150 mil registros a mais no 1º trimestre em relação a 2022.

Segundo o infectologista pediátrico e vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Marcelo Otsuka, as crianças são mais vulneráveis a esse tipo de doença. Ainda de acordo com ele, o tempo chuvoso e o calor facilitam o aumento de casos.

No entanto, a prevenção pode acontecer com a higienização das mãos e a lavagem adequada dos alimentos antes do consumo. Além disso, é recomendado limpar a casa com frequência com água, sabão e álcool.

Como a inflamação está relacionada com aumento de evacuações, especialistas recomendam que o paciente se hidrate e em caso de piora, procura de atendimento médico. A indicação de remédios só deve ser feita com prescrição médica.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.