O atual secretário do Governo de São Paulo, Marcos Penido, foi anunciado nesta segunda-feira (31) como o responsável pela transição para Tarcísio de Freitas. O ex-ministro da Infraestrutura foi eleito o novo governador do estado na noite de domingo (30) ao conquistar 55% dos votos válidos na disputa contra Fernando Haddad, do PT.
Nos próximos dois meses, a equipe de Tarcísio terá acesso aos dados atualizados das contas públicas e as informações necessárias para iniciar o novo governo em janeiro de 2023.
O atual governador, Rodrigo Garcia, do PSDB, que apoiou Tarcísio no segundo turno, se pronunciou após a vitória do aliado: “Desejo sucesso a Tarcísio de Freitas. Faremos a transição que o povo de São Paulo espera, com transparência e diálogo. Entregarei um Estado pronto, para um inédito salto de desenvolvimento, contas em dia e mais de R$ 30 bilhões para investimentos”.
Marcos Penido fica responsável por informar a nova equipe sobre os investimentos em andamento do atual governo, como a retomada da Linha Laranja do Metrô e a despoluição do Rio Pinheiros. São cerca de 8 mil obras que precisam ser concluídas.
Além do orçamento e investimentos, o secretário precisa informar os dados sobre as concessões em andamento e de outros grandes projetos como, por exemplo, o PEI (Programa de Ensino Integral) e o Bolsa do Povo, projeto de transferência de renda.
Tarcísio de Freitas já indicou o empresário Guilherme Afif Domingos como coordenador da transição.