O nadador Gabriel Araújo conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O mineiro ficou em primeiro lugar no pódio nos 100 m costas da categoria S2, para nadadores com deficiência física severa. Em Tóquio, em 2021, Gabrielzinho ficou com a prata.
“Eu estou muito feliz e emocionando. A gente fez de tudo para que a medalha de prata virasse ouro. Foi uma prova perfeita”, comentou.
Gabriel é líder do ranking mundial e campeão do mundo. Na competição desta quinta-feira (29), o brasileiro começou com vantagem e manteve mais de três segundos de frente para os demais competidores. Marcando um tempo de 1min53s67, o mineiro bateu o recorde das Américas.
O paratleta, de 22 anos, é da cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais, e foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos jogos, que ocorreu nesta quarta-feira (28). Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e já acumula a quarta medalha olímpica da carreira.
O nadador ainda volta a competir em duas provas na classe S2, os 50m costas e 200m livre, além de outras duas disputas na classe S3: 50m livre e 150m medley.