Os novos diretores do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo e Aílton de Aquino Santos foram nomeados nesta sexta-feira (7), e se tornam os primeiros nomes indicados por Lula para assumir cargos na instituição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Galípolo assume a diretoria de Política Monetária no lugar de Diogo Guillem. Aquino, por sua vez, chefiará a Diretoria de Fiscalização que era ocupada interinamente por Paulo Sérgio Neves de Souza.. Os nomes foram aprovados pelo Senado na última terça-feira (4), pelos próximos quatro anos, até fevereiro de 2027..
Ex secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi presidente do Banco Fator e também professor de Economia na PUC São Paulo.
Aílton de Aquino, que já trabalhava no BC há 25 anos, será o primeiro homem negro em 58 anos a ocupar um cargo de diretoria na instituição. Ele é graduado em direito pelo Centro Universitário UDF e também tem graduação e pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia.