O funeral de estado da Rainha Elizabeth II chegou ao fim nesta segunda-feira (19) com o enterro da monarca na cripta real localizada no Palácio de Windsor. O caixão dela foi colocado na Capela de São Jorge, ao lado do pai, rei George VI, a mãe, rainha Elizabeth, a irmã, Margareth, e o marido, Phillip. A cerimônia do enterro foi reservada para a família.
Ao longo da segunda-feira (19), foram diferentes cerimônias em homenagens à rainha. Pela manhã, o caixão saiu do Westminster Hall para uma procissão pelas ruas da capital britânica e uma missa foi celebrada na Abadia de Westminster. Mais de cem chefes de estado acompanharam.
O presidente Jair Bolsonaro postou no Twitter que foi levar as condolências dos brasileiros para a família real.
Britânicos e turistas acompanharam o cortejo nas ruas. Para que a população participasse, foi decretado feriado nacional.
O Rei Charles III acompanhou tudo de perto e participou de todas as cerimônias. Os outros três filhos da rainha, além de todos os netos acompanharam as cerimônias finais.
O enterro foi reservado para a família e não foi transmitido. Todo o protocolo real foi encerrado por volta das 15h30, no horário de Brasília, já no anoitecer de Londres.
Por dez dias, Elizabeth foi homenageada. Cerca de 400 mil pessoas visitaram o caixão da monarca em Londres. Ela ainda passou pela Escócia e pela Irlanda.
Embora já proclamado rei, Charles III deve ser oficialmente coroado apenas nos próximos meses, período em que a família real permanece de luto e não fará cerimônias oficiais por agora. A coroação pode levar até um ano, conforme os protocolos reais.