Fundo Amazônia deve receber 20 milhões de euros da União Europeia

Anúncio foi feito após encontro da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda (12)

Rádio BandNews FM

Fundo Amazônia deve receber 20 milhões de euros da União Europeia
O Fundo Amazônia foi criado há 15 anos
Foto: Reprodução/TV Brasil

Mesmo sem um prazo estabelecido, a União Europeia garantiu que enviará cerca de 20 milhões de euros, cerca de R$ 100 milhões, ao Fundo Amazônia.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12), após encontro da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os dois mandatários também firmaram um entendimento pela busca da paz na Ucrânia, cooperação industrial e tecnológica, além de esforços para firmar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia até o fim deste ano.

O Fundo Amazônia foi criado há 15 anos e é utilizado pelo Brasil para o financiamento de ações ao combate do desmatamento com dinheiro dos governos de outros países.

A Noruega e a Alemanha são os principais doadores do programa. Em 2019, o fundo chegou a ser parado pelo governo Jair Bolsonaro. O Supremo Tribunal Federal determinou a reativação do fundo em um prazo de 60 dias.

Quando Lula foi reeleito, a Noruega e a Alemanha declararam a volta do financiamento. Os Estados Unidos e o Reino Unido também anunciaram que desejavam enviar dinheiro ao Fundo.

"Queremos contribuir com 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia", afirmou a chefe da Comissão, que retomou o compromisso de zerar o desmatamento até 2030 pelo presidente Lula. Essa meta é bem vista pela Europa.

Lula também ressaltou que, em agosto, o Brasil vai sediar uma cúpula dos países amazônicos como forma de preocupação com a pauta ambiental. Belém também vai receber a COP, a reunião da ONU sobre o clima, em 2025.