Os hospitais da região central de São Paulo foram profundamente afetados por um apagão no serviço de distribuição de energia da região na última segunda-feira (18). Na Santa Casa de Misericórdia, uma funcionária contou com exclusividade para a BandNews FM que a UTI neonatal parou de funcionar na última madrugada, e os bebês foram transferidos para os centros cirúrgicos.
“O gerador não está dando conta. Teve que transferir todos os bebês da UTI neonatal para o centro cirúrgico. Bebês em estado grave, recebendo sangue. No último transporte, um bebê teve que ser reanimado, está sendo entubado”, disse a funcionária, que pediu para não ser identificada.
Ela ainda ressaltou que o setor de pediatria ficou sem água, o que comprometeu a higiene do local.
Estou no meio do caos. O bloco pediátrico está sem água. Não tem água no encanamento, não tem água para lavar as mãos. Não tem ar-condicionado no hospital inteiro
A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ainda não respondeu aos questionamentos da BandNews FM. Em nota, apenas informou que a energia do hospital foi restabelecida na manhã desta terça.
Neste período, o hospital foi alimentado por geradores nas áreas de internação e emergências. Os atendimentos ambulatoriais e exames adiados serão remarcados posteriormente.
No Hospital Santa Isabel, localizado na mesma região, o fornecimento foi normalizado depois de quase 25 horas de interrupção.
Neste período, o hospital funcionou com geradores movidos a diesel, sendo que um foi cedido pela concessionária Enel. Os atendimentos emergenciais e o centro médico foram mantidos normalmente.
Já os pacientes que precisaram fazer tomografias e ressonâncias tiveram que ser remanejados para outras unidades da Rede D'Or, com apoio de ambulâncias.