A segunda-feira (23) começa com termômetros mais agradáveis no Brasil e o frio intenso dos últimos dias dá uma trégua. O ciclone subtropical que estava no Sul já foi embora e a área de alta pressão polar que soprava ventos gelados para o Sudeste e Centro-Oeste já está em alto mar e não influência o clima como antes. Segundo as informações da Climatempo, as manhãs e as madrugadas geladas devem voltar no início de junho.
No Norte e no Nordeste do Brasil, as chuvas continuam a deixar a população em alerta. O Ceará pode ter fortes chuvas nos próximos dias. As represas que abastecem as regiões já estão com 100% de capacidade. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o sistema tinha 71% da capacidade.
Os rios Amazonas, Roraima, Pará e Amapá têm risco de transbordamento.
No Rio de Janeiro, as temperaturas voltam ao patamar dos 27ºC, São Paulo terá termômetros perto dos 24ºC.
Na região Sul, as altas temperaturas ainda não aprecem, com o clima típico de outono. A preocupação agora é com a massa de ar seco, que faz a umidade do ar cair no Centro-Sul do país.
O Rio Grande do Sul terá chuvas e os dias terão grandes amplitudes térmicas.
Em junho, há a previsão da chegada uma nova massa de ar polar e a onda de frio intensa deve ser parecida com a que foi registrada nos últimos dias no país.