Uma frente fria que se formou no sul do país chega a São Paulo no sábado (3) e muda o tempo no estado, principalmente na região metropolitana e no litoral. Tem previsão de chuva e a temperatura cai mais no domingo (4), quando a máxima não passa dos 14ºC na capital paulista.
Após uma semana de temperaturas amenas, as atividades ao ar livre não devem ser uma boa opção para o fim de semana. O tempo começa a mudar na tarde de sábado (3), com a chegada de ventos mais fortes e que aumentam a sensação do frio. A chuva tem previsão de chegar no período da noite em forma de garoa na capital.
A virada acontece após os dois primeiros dias de setembro registrarem grandes amplitudes térmicas - diferença entre a mínima e a máxima. Enquanto na madrugada os termômetros se aproximam dos 10°C, a tarde pode chegar até 27°C nesta sexta-feira (2).
Na segunda (5) e na terça (6), as temperaturas ainda ficam baixas, com máxima prevista de 17ºC. Esta frente fria é mais fraca e dura menos do que a última massa de ar polar que passou e derrubou a temperatura por mais dias.
Nas áreas mais altas de serra em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a próxima semana começa com a possibilidade de geada.
Embora esfrie em alguns pontos do mapa, o ar gelado ainda não fura o bloqueio atmosférico quente e seco que predomina na área que vai do Centro-Oeste até o Pará, passando pelo interior do Nordeste.