A frente fria formada na última segunda-feira (8) reforça a massa de ar polar no Centro-Sul do Brasil.
A virada no tempo deve afetar nos próximos dias os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a apresentadora da Climatempo Stefanie Tozzo, a expectativa é de que as temperaturas continuem baixas, em razão da alta umidade do ar.
Em Curitiba (PR), a temperatura máxima para esta terça será de 10ºC. São Paulo pode registrar uma queda significativa na temperatura, com máxima de 16ºC.
A jornalista destaca que as chuvas devem retornar à Região Serrana do Rio Grande do Sul – com chance de chuva congelada entre terça (9) e quarta-feira (10). As mínimas devem se estender até o final da semana, concentradas nas madrugadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de declínio de temperatura para, pelo menos, até quarta-feira.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta para a possibilidade de ventanias de até 70 km/h e ondas de até três metros de altura em alto mar. A chegada de uma nova e mais intensa massa de ar frio deve atingir o estado no fim da semana.