Francesa Annie Ernaux leva o Nobel de Literatura em 2022

Escritora é a 17ª mulher a levar o prêmio, Ernaux vem ao Brasil em nove

BandNews FM

Francesa Annie Ernaux leva o Nobel de Literatura em 2022
Foto: Divulgação

A escritora francesa Annie Ernaux foi anunciada nesta quinta-feira (6) como a ganhadora do Nobel de Literatura de 2022. Segundo a academia sueca, a autora foi premiada “pela coragem e grande capacidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”.

O primeiro livre de Annie Ernaux foi lançado em 1974: o “Les Armoires Vides”, um romance autobiográfico. Ao longo da carreira, escreveu outras obras como “L’Autre Fille”, uma carta dirigida à própria irmã, e “L’Atelier Noir”, que reúne cadernos de anotações.

No Brasil, a premiada tem quatro livros traduzidos: “O Lugar”, “O Acontecimento”, “A Vergonha” e “Os Anos”.

Annie Ernaux é professora universitária, já publicou mais de 20 livros na França e é uma das convidadas da Festa Literária Internacional de Paraty em novembro.

Ela é a 17ª mulher a ganhar o Nobel de Literatura e a premiação de uma mulher cumpre uma promessa da academia sueca, responsável pela escolha dos laureados, de buscar mais diversidade entre os premiados. Nos últimos anos, os vencedores vieram de países de fora do eixo Europa-Estados Unidos após críticas sobre os laureados serem muito eurocêntricos.

Annie Ernaux é a primeira escritora francesa a levar o prêmio e não conseguiu ser contatada, por telefone, para saber da premiação em um primeiro momento. Como laureada, ela deve receber 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a 4,8 milhões de reais.

Para a agência Reuters, a escritora disse ser uma “grande responsabilidade” ganhar o Nobel.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.