A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou nesta terça-feira (12) os primeiros registros coloridos feitos pelo James Webb, o maior telescópio espacial já construído, que foi lançado no fim do ano passado.
As fotos são consideradas a visão infravermelha mais profunda e detalhada do Universo até hoje e foram exibidas em uma transmissão ao vivo para todo o planeta terra.
Nas imagens, é possível observar um exoplaneta gasoso, ou seja, um planeta fora do sistema solar, além de um grupo de galáxias a 290 milhões de anos-luz de distância. As fotos são consideradas históricas por especialistas e apenas uma fração do que ainda está por vir.
O professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Roberto Costa, destaca que as imagens divulgadas demonstram o enorme potencial do telescópio. E que o equipamento ainda tem muito a contribuir para estudos sobre o espaço.
Todo o processo, desde a concepção até que o James Webb fosse colocado em órbita, durou 25 anos. O projeto custou US$ 10 bilhões, o equivalente a aproximadamente R$ 53 bilhões.