Finalizando o “Fórum BandNews FM: Guerra na Ucrânia”, o jornal Entre Nós, com os apresentadores Adriana Araújo e Fábio França, debateu, nesta quinta-feira (24), os impactos do conflito nas relações internacionais.
Participam do painel: Diogo Castro e Silva, ex-diplomata na União Europeia e ex-gestor no Banco Mundial, Sidney Leite, coordenador do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, e Maristela Basso, advogada, professora da USP e especialista em Direito Internacional
Antes das discussões, o correspondente da Band na Europa, Jamil Chade, informou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quer a expulsão da Rússia do G20, o grupo que reúne as maiores economias do mundo.
A professora Maristela Basso, especialista em Direito Internacional, afirma que "todos perdem" com a guerra na Ucrânia. Segundo ela, a tendência é que o conflito provoque uma grave crise econômica global. Maristella Basso ainda destacou a liderança do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O ex-diplomata Diogo Castro e Silva avalia, por sua vez, que o grande derrotado é o regime de Vladimir Putin. Na opinião do ex-gestor do Banco Mundial, o presidente russo tomou uma decisão “desastrosa” do ponto de vista estratégico, político e militar.
O professor Sidney Leite, porém, acredita que a guerra trouxe "ganhos relativos" a todos os atores, principalmente à Rússia. Para ele, Putin consegue consolidar territórios, como a Crimeia, e ganha força na região do Mar Negro. Já o coordenador do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco rejeita a tese de que há heróis e vilões na guerra. Segundo ele, cada país persegue seus próprios objetivos e acredita que está do lado certo da guerra.