O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta sexta-feira (22) a criação de uma força tarefa emergencial para tentar resolver a crise no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no centro da cidade, um dos maiores hospitais de traumatologia do Brasil. Os problemas relatados por pacientes e funcionários são de atrasos em pagamentos de salários e falta de remédios básicos e insumos.
A força-tarefa terá representantes das secretarias municipais de Saúde, Finanças, Governo, e da Procuradoria-Geral do Município, que farão a gestão temporária do hospital durante a crise. Sarto usou o Instagram para anunciar a força-tarefa.
"Determinei a criação de uma força-tarefa que começará a atuar imediatamente no Instituto Doutor José Frota (IJF) para garantir o abastecimento de medicamentos e insumos. A partir de hoje, o grupo, formado por representantes da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Finanças, da Secretaria de Governo e da Procuradoria Geral do Município, assume temporariamente a gestão da unidade, dando todo o suporte e agilidade aos processos de compras e pagamentos da instituição. Com a medida, reforço meu inteiro compromisso de zelar pela saúde e pela vida dos pacientes, assegurando o atendimento de excelência prestado historicamente pelo IJF.', afirmou o prefeito.
Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, médicos estão programando uma paralisação em protesto pela falta de pagamento.
O Ministério Público do Ceará acionou a Justiça após constatar que 74,40% dos medicamentos do acervo da farmácia do IJF estão com estoque zerado, totalizando 279 dos 375 itens que deveriam estar disponíveis.