Acabaram as férias na Fórmula 1. O Grande Prêmio da Bélgica marca o retorno às pistas após quase um mês de pausa.
Faltando 9 etapas para o fim, o que se vê não é o mesmo equilíbrio do ano passado, quando Max Verstappen e Lewis Hamilton brigavam ponto a ponto pelo título. O holandês, que busca o bicampeonato, vai para Spa-Francorchamps com 80 pontos de vantagem sobre o vice-líder Charles Leclerc, da Ferrari, e a Mercedes não consegue repetir o protagonismo dos últimos anos.
Mas para o narrador da Fórmula 1 na BandNews FM Odinei Edson, é justamente a Mercedes quem pode se dar bem com as mudanças no regulamento para o assoalho dos carros, que a partir desta corrida ficarão mais elevados para evitar o excesso de quiques dos carros, o chamado "porpoising".
"Talvez a Mercedes seja a equipe mais beneficiada, ou melhor, as outras sejam mais prejudicadas. A troca do assoalho pode provocar um aumento do peso do carro e a Red Bull, por exemplo, pensa em fazer um chassi mais leve para não comprometer o desempenho do carro", comenta Odinei.
A pista da Bélgica também passou por alterações, incluindo a adição de áreas de escape na curva Eau Rouge, uma das mais difíceis de todo o calendário da Fórmula 1. O circuito de Spa corre o risco de não receber mais a categoria a partir do ano que vem e, para a comentarista Alessandra Alves, o investimento na modernização do circuito e das áreas que recebem o público é um gargalo importante.
"Pistas como Spa, Monza e Silverstone não tem garantia de permanência por causa da falta desse investimento, que é visto em outras pistas de menos tradição", avalia Alessandra.
Depois desta corrida a Fórmula 1 fechará o ciclo europeu com os GPs da Holanda e da Itália, e terá outras 6 provas, incluindo o GP de São Paulo no dia 13 de novembro e o encerramento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, uma semana depois.
A BandNews FM transmite o Grande Prêmio da Bélgica neste domingo (28) a partir das 9h20, com a narração de Odinei Edson.