Forças de segurança atuam em operação para retirada de garimpeiros em Roraima

Flávio Dino anunciou, na segunda-feira (06), o reforço da segurança na Terra Yanomami

Rádio BandNews FM

Garimpo Ilegal nas terras indígenas
Foto: Agência Brasil

Agentes da Força Nacional, militares das Forças Armadas e 500 policiais federais atuam em operação para retirada de garimpeiros das terras Indígenas Yanomami, nesta terça-feira (07).

Pelo menos 100 integrantes da Força Nacional desembarcam na capital Boa Vista, em Roraima, para fortalecer a segurança nas bases da Funai e postos de saúde.

Nesta segunda (06), o Ministro da Justiça Flávio Dino, anunciou o envio de reforço das forças de segurança federais para retirada de garimpeiros ilegais. Já na semana passada a Força Aérea Brasileira, fechou o espaço aéreo da reserva indígena, provocando a fuga de alguns garimpeiros.

O povo Yanomami enfrenta uma crise sanitária devido ao avanço do garimpo ilegal. O caso repercutiu no mês passado depois da divulgação de fotos que mostram os indígenas em situação de desnutrição grave e com diagnóstico de malária.

Em 2022 foram confirmados mais de 11 mil casos de malária na reserva. Um hospital de campanha montado pelas Forças Armadas para atendimento dos Yanomamis começou a funcionar no dia 27 de janeiro, na Casa de Saúde indígena, Casai de Boa Vista, com o objetivo de desafogar a casa de saúde.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.