A Força Aérea Brasileira irá trazer 17 pessoas repatriadas que foram afetadas pelos terremotos que atingiram a Turquia e parte da Síria na última segunda-feira (6). O voo da FAB será realizado por uma aeronave KC-30 neste sábado (11) e parte do aeroporto de Ancara, capital turca.
A lista mostra que são nove brasileiros, três sírios, dois colombianos, dois turcos e um egípcio. Os estrangeiros têm grau de parentesco com os brasileiros repatriados.
O repórter do Grupo Bandeirantes de Comunicação Narley Resende, que acompanha a ação da FAB na Turquia, conversou com Henno Shukri, uma mulher síria e mãe de crianças brasileiras. Ela afirma que "a melhor coisa que aconteceu na vida foi ter filhos brasileiros”, já que poderá sair da região com segurança e será repatriada no Brasil.
A previsão é de que o avião chegue ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ainda neste sábado, às 23h. De lá, a Força Aérea Brasileira terá um voo para Guarulhos e outro para Brasília.
Os agentes da FAB devem retornar ao país turco dentro de duas semanas por causa do prazo da missão humanitária brasileira. Após o período, as equipes retornarão ao Brasil. Ainda não está descartada a possibilidade de envio de novas equipes, assim como o encaminhamento de suprimentos para a Síria.