Um foguete chinês desgovernado que caiu na Terra, deixou a Espanha em alerta nesta sexta-feira (4). O módulo perdeu o controle depois de entrar na atmosfera e entrou em queda livre.
A China tenta por em prática a missão de construir uma estação espacial própria. A Espanha chegou a fechar parte do espaço aéreo para evitar acidentes com aviões que passavam pelo país.
O foguete, denominado Longa Marcha-5B YA, o mais poderoso da China, se desintegrou ao entrar na atmosfera e a maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.
Segundo a agência que administra os aeroportos na Espanha, a Aena, o fechamento do espaço aéreo prejudicou cerca de 300 voos, que foram cancelados ou atrasados.
O susto provocou críticas da comunidade internacional ao governo chinês, que tem esse plano de ter uma estação espacial própria.
O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, afirmou que esse tipo de acidente é comum e que a probabilidade de "causar danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa".