FMI eleva projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2022

Previsão para 2023, no entanto, é de diminuição do crescimento da economia do Brasil

BandNews FM

De acordo com o FMI, existe uma crise mundial acentuada por conta da guerra na Ucrânia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Fundo Monetário Internacional revisou para 1,7% a previsão de crescimento da economia brasileira para 2022. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (26), após a entidade apontar, em janeiro, que o crescimento para este ano não passaria de 0,3%.  

A projeção para o PIB brasileiro vai na contramão do cenário esperado para o resto do mundo. Segundo o FMI, a previsão de crescimento da economia mundial para este ano será de 3,2%, menor do que os 3,8% projetados no relatório de março.

Apesar do número positivo, o Brasil ainda fica abaixo de praticamente todos os países pesquisados. Apenas a Alemanha, com previsão de crescimento de 1,2% e a Rússia, com queda de 6%, apresentam resultados piores.

Para 2023, o Fundo Monetário Internacional demonstra preocupação com a economia do país. Segundo os estudos, o PIB brasileiro no ano que vem só deve crescer 1,1%.

De acordo com o FMI, existe uma crise mundial acentuada por conta da guerra na Ucrânia e das sanções aplicadas contra a Rússia, além dos longos períodos de lockdowns para conter a pandemia da Covid-19 na China.

O consumo nos Estados Unidos, que ficou abaixo das expectativas, também prejudicou o desempenho da economia global, assim como a inflação.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.