Flórida em alerta: parques e aeroportos fecham com medo do furacão Ian

Tormenta tem ganhado força antes de chegar aos Estados Unidos; Joe Biden decreta emergência e população é orientada a deixar áreas próximas a Tampa

Rádio BandNews FM

Flórida em alerta: parques e aeroportos fecham com medo do furacão Ian Foto: Reuters
Flórida em alerta: parques e aeroportos fecham com medo do furacão Ian
Foto: Reuters

A Flórida se prepara para a chegada do furacão Ian nesta quarta-feira (28), quando a tormenta deve atingir, principalmente, a costa oeste do estado, mas os efeitos podem ser sentidos em quase toda a região. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos espera que os ventos passem dos 225 km/h, já que o fenômeno pode atingir a categoria 4 ao passar pelas águas quentes do Atlântico.

A cidade de Tampa, que concentra 13 milhões de habitantes, pode ser a mais atingida. Por isso, 2,5 milhões de pessoas receberam ordens para procurar um lugar seguro. A baixa velocidade de deslocamento do furacão é uma preocupação extra, já que tormenta tende a ficar por mais tempo parada quando tocar o solo. Ao entrar para o continente, a expectativa é que ele vá perdendo força.

Os parques da Disney e da Universal, em Orlando - distante 135 quilômetros de Tampa -, anunciaram que vão fechar nesta quarta e quinta-feira (29). Mesmo anúncio feito pelos aeroportos que atendem as duas cidades. O setor de turismo, portanto, será muito impactado.

O presidente Joe Biden assinou a declaração de estado de emergência para a Flórida se prepare para a chegada dos fortes ventos e da chuva intensa.

O governador do estado, Ron DeSantis, do partido Republicanos, afirmou que a população deve deixar imóveis em áreas que serão muito atingidas e disse esperar por inundações até sexta-feira (30).

O furacão Ian já passou por Cuba e deixou a ilha sem energia elétrica. A tormenta tocou o solo cubano com vento de mais de 200 km/h e provocou estragos ainda incalculáveis.

O fenômeno está ganhando força e se desloca pelo oceano. Medição recente da agência americana de furacões indica ventos de 195 km/h.