Em meio à onda de violência na Bahia, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai viajar a Salvador na próxima quinta-feira (5) para detalhar o programa de enfrentamento à violência no estado anunciado na última segunda. A informação foi confirmada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O ministro anunciou nesta segunda-feira (2) que a Bahia receberá R$ 20 milhões de recursos federais para investimento na área da segurança diante da escalada de homicídios. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, 143 pessoas morreram em Salvador e na região metropolitana vítimas de arma de fogo em setembro. Dos 203 tiroteios, 74 ocorreram em ações policiais, que resultaram na morte de 72 pessoas. Na última segunda, uma criança de seis anos foi morta durante um ataque a tiros no bairro de Mata Escura, em Salvador.
O governo federal afirmou ainda que foram repassados R$ 23 milhões para o estado por meio da Operação Paz, que visa intensificar o combate a mortes violentas intencionais até dezembro. Os investimentos fazem parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas.
Segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante a viagem de Flávio Dino ao estado, haverá a entrega de obras da nova sede da Polícia Federal em Salvador e a inauguração de uma delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana, no centro-norte do estado.