Flávio Dino chega em Salvador para entregar programa de enfretamento à violência

143 pessoas morreram na capital baiana e região metropolitana vítimas de arma de fogo no mês de setembro

Rádio BandNews FM

Flávio Dino chega em Salvador para entregar programa de enfretamento à violência
Flávio Dino chega em Salvador para entregar programa de enfretamento à violência
Foto: Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chega, nesta quinta-feira (5), a Salvador para detalhar as ações do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas no estado, que destinou R$ 20 milhões de recursos federais para investimento na área da segurança baiana.

O chefe da pasta vai entregar a sede da Polícia Federal na capital baiana e uma delegacia da PF em Feira de Santana, no centro-Norte.

A agenda também será composta pela entrega simbólica da Delegacia da PF de Vitória da Conquista e assinatura de acordo de cooperação técnica para criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), em Ilhéus.

Por fim, o ministro vai realizar a transferência Fundo a Fundo, no âmbito do Pronasci, para o fortalecimento da segurança pública do estado; além do repasse de recursos no âmbito do Programa Escola Segura e a entrega de veículos e equipamentos destinados ao incremento no sistema prisional da Bahia.

O suspeito de comandar uma facção criminosa na Bahia, Jackson Antônio de Jesus Costa, de 34 anos, conhecido pelo apelido de "Caboclinho", foi preso em Brasília, nesta terça-feira (03).

Considerado um dos principais líderes do tráfico no estado, ele teria envolvimento no confronto que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé, no dia 15 de setembro, em Salvador. Na ação, outro policial federal e um civil ficaram feridos.

Desde a morte do agente, ao menos 15 suspeitos de envolvimento no caso foram mortos em confronto com a polícia. Outras quatro pessoas (incluindo Caboclinho) foram presas.

Segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, 143 pessoas morreram em Salvador e região metropolitana vítimas de arma de fogo, somente em setembro. Dos 203 tiroteios, 74 ocorreram em ações policiais, que resultaram na morte de 72 pessoas.