O novo ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino assume, nesta quinta-feira (22), a vaga deixada por Rosa Weber.
A sessão solene da posse no STF está prevista para começar às 16h. A cerimônia terá a presença de cerca de 800 pessoas, entre autoridades, amigos e convidados.
Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano passado.
Ele foi eleito senador em 2022, mas comandava a pasta de Justiça e Segurança Pública na Esplanada dos Ministérios desde o início do mandato.
Em dezembro, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o nome para uma cadeira na Corte. Ao longo da carreira profissional, o político exerceu cargos nos Três Poderes da República, nas esferas estadual e federal.
Natural de São Luís, no Maranhão, Dino foi governador do estado entre 2015 e 2022.
Ele foi juiz federal da Primeira Região de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para atuar como deputado federal entre os anos de 2007 e 2011. Flávio Dino vai herdar 340 processos deixados pela ex-ministra Rosa Weber, que se aposentou do Supremo Tribunal Federal em setembro do ano passado.
Ele ainda fez mestrado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco e também lecionou na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília de 2000 a 2002.
Após a sessão, Dino assistirá a uma missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.