Flamengo tenta feito inédito na final da Copa do Brasil

Nunca um visitante reverteu placar ao decidir a competição

Rádio BandNews FM

Flamengo tenta feito inédito na final da Copa do Brasil
Calleri e Pulgar em Flamengo x São Paulo, na final da Copa do Brasil
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo e Flamengo decidem neste domingo (24) quem vai levantar a taça da Copa do Brasil. A partida está marcada para às 16h, no estádio do Morumbi. O tricolor tem a vantagem porque derrotou o adversário no jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã.

O rubro-negro carioca tem que vencer no tempo normal. Triunfo por um gol de diferença leva a disputa para os pênaltis. Diferença de dois ou mais gols, dá o pentacampeonato ao time carioca. Mas, o retrospecto não é favorável. Até porque, até hoje, nunca um visitante conseguiu reverter o placar em finais de Copa do Brasil.

Desde 1989, a virada só aconteceu quatro vezes, mas em todas, as equipes atuaram em casa, na partida de volta. Se o Flamengo triunfar, será uma marca inédita na competição.

A primeira virada foi em 1992, quando o Inter perdeu para o Fluminense por 2 a 1, fora. Depois, venceu no Beira-Rio por 1 a 0 e levantou a taça pelo critério do gol fora de casa, que não existe mais.

Em 1998, o Palmeiras tinha perdido para o Cruzeiro por 1 a 0, mas derrotou o adversário por 2 a 0 no Morumbi. Em 2008, foi a vez do Sport que tinha perdido para o Corinthians por 3 a 1, mas virou ao superar o Timão por 2 a 0 na Ilha do Retiro.

Por fim, o Palmeiras de 2015 tinha perdido para o Santos por 1 a 0 no primeiro duelo da decisão. Mas, no Allianz Parque, bateu o Peixe por 2 a 1 e levantou a taça após vitória nos pênaltis por 4 a 3.