A disputa pelas últimas duas vagas para as quartas de final da Copa do Brasil acontece na noite desta quinta-feira (1). No Maracanã, Flamengo e Fluminense decidem quem será o único carioca na próxima fase do torneio. Já no Morumbi, o São Paulo avança contra o Sport mesmo com uma derrota por um gol de diferença.
Os paulistas levam vantagem porque ganharam por 2 a 0 no jogo de ida, no Recife. Já entre os cariocas, situação bem indefinida. No primeiro jogo, os times ficaram no empate sem gols.
Na noite de quarta-feira (31), seis clubes garantiram a classificação para as quartas. Das seis partidas disputadas, quatro foram decididas nos pênaltis. Já estão garantidos: Bahia, Palmeiras, Corinthians, Athletico Paranaense, Grêmio e América Mineiro.
O tricolor baiano avançou ao vencer o Santos na disputa de pênaltis, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal.
O verdão perdeu para o Fortaleza por 1 a 0, no Castelão, mas tinha a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0.
Enquanto o Timão reverteu a desvantagem do jogo de ida ao derrotar o Atlético Mineiro por 2 a 0 no tempo normal e superou o adversário nos pênaltis por 3 a 1; Hulk e Edenílson, dois especialistas na marca da cal, desperdiçaram as cobranças.
O Athletico Paranaense visitou o Botafogo e perdeu por 1 a 0. Porém, como tinha vencido o primeiro jogo por 3 a 2, a partida no estádio Nilton Santos foi para os pênaltis e o Furação superou o adversário por 4 a 2. Esta é a nona disputa vencida pelos paranaenses.
No clássico entre os dois maiores vencedores da Copa do Brasil, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, e avançou às quartas de final.
O América foi o único clube mineiro que passou para a próxima fase da competição ao vencer nos pênaltis a equipe do Internacional, em pleno Beira-Rio.
Os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil serão definidos através de um sorteio. A data ainda não foi divulgada pela CBF.