Fizemos resgates com colchão inflável, diz atleta que abriu mão de vaga olímpica

Piedro Xavier, do Grêmio Náutico União, explicou que a falta barcos não tem impedido o resgate de moradores ilhados; jovem desistiu de disputar prova qualificatória à Paris

BandNews FM

O atleta Piedro Xavier, do Grêmio Náutico União, concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal BandNews FM na manhã desta sexta-feira (10) e explicou como tem sido os trabalhos de resgate, além da sua desistência de disputar uma vaga às Olimpíadas de Paris para permanecer no Rio Grande do Sul e ajudar nas buscas e resgates.

De acordo com o esportista, a capital gaúcha está em uma "situação muito crítica", o que o levou a refletir sobre abandonar as disputas esportivas para se dedicar ao voluntariado no Sul do país. "Tomamos a decisão de não ir para a qualificatória olímpica para ajudar nossas famílias. A situação está horrível. Precisamos de água, produtos de higiene pessoal e barcos", explicou.

Piedro pontuou que a falta de estrutura motorizada não tem sido um impeditivo aos atletas, que procuram outros meios para ajudar a população local. " Temos pessoas com vontade e capacitadas para pegar barcos e ir ao resgate, mas não temos barco. Inclusive, os atletas de remo conseguiram fazer resgate com colchões infláveis. Queremos estar aqui, fazendo a diferença aqui, ajudando nosso povo", pontuou.

Questionado sobre a sua desistência de seguir o sonho olímpico, Piedro pontuou que não haverá novas oportunidade para se classificar e ir a Paris, na França - que receberá os jogos olímpicos neste ano -, mas que ainda haverá outras oportunidades ao longo de sua carreira. "Agora seria a última [prova], não haverá mais a prova da nossa categoria. Carreira de atleta não acaba a noite para o dia. Tem muitas competições que visamos ainda, é um evento grandioso, o sonho de todo mundo, mas nossa cabeça está aqui", finalizou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.