Fiocruz: Um terço das mortes de menores de idade por Covid-19 são de bebês

Pesquisadores ainda tentam entender as complicações da doença em bebês

Pesquisadores ainda não saber se os bebês são mais suscetíveis e as vacinas disponíveis não podem ser aplicadas nesse grupo.
Foto: Macello Casal/Agência Brasil

Um terço das mortes por Covid-19 em menores de 18 anos no Brasil, em 2020, foi de bebês com menos de 1 ano de idade, segundo recente estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa analisou 1207 óbitos provocados pela doença com base nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde.

As mortes de bebês de até 2 anos representaram cerca de 45% de todos os óbitos entre crianças e adolescentes por Covid-19 no Brasil em 2020.

Pesquisadores ainda não saber se os bebês são mais suscetíveis e as vacinas disponíveis não podem ser aplicadas nesse grupo. No entanto, estudo recentes apontam que mães vacinas transitem parte dos anticorpos para os filhos através do leite materno ou do cordão umbilical quando grávidas são vacinadas.

Em Minas gerais, onde cerca de uma a cada três mortes em menos de 19 anos com Covid-19, são de bebês com menos de um ano de idade. O dado é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desde o começo da pandemia, 127 pessoas com menos de 19 anos morreram por conta de complicações causadas pela doença. Destes óbitos, 37 são de bebês com menos de 12 meses, o equivalente a 29% das mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso universal de máscaras de proteção a partir dos 12 anos de idade. Em crianças menores, o uso deve ser supervisionado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.