A fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) faz um alerta para a possibilidade de transmissão de vírus respiratórios durante o Carnaval. As festas voltam a acontecer sem restrições depois de dois anos de suspensão, devido a pandemia da Covid-19.
De acordo com o último Boletim InfoGripe, em 2023 a maioria dos países registram queda ou estabilidade de síndromes respiratórias. Especialistas consideram o atual cenário positivo.
No entanto, o pesquisador Marcelo Gomes, destaca que, em eventos com grande aglomeração, como festas, blocos e desfiles, a contaminação pode ser facilitada. E alerta para a importância da vacinação da Covid-19 com o imunizante bivalente.
Divulgada nesta quinta-feira (16), a nova edição do Boletim InfoGripe aponta para um aumento de casos positivos para os vírus influenza A e Covid-19 no estado do Amazonas nas últimas semanas. Porém, os números são diferentes no cenário nacional.
A pesquisa mostra ainda uma queda de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todas as faixas etárias adultas e crescimento entre as crianças e adolescentes. O aumento no público infantil é observado em estados de diferentes regiões do país.
Segundo o levantamento, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 57% para Covid-19 e 26,5% para vírus sincicial.
Entre os óbitos, os registros foram de 88,7% para o coronavírus.