Filólogo Ricardo Cavaliere é novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Acadêmico foi eleito com 35 votos para a cadeira de número oito

Rádio BandNews FM

Filólogo Ricardo Cavaliere é novo imortal da Academia Brasileira de Letras
Cavaliere já havia concorrido em outras oportunidades.
Foto: Reprodução

O filólogo Ricardo Cavaliere foi eleito na tarde desta quinta-feira (27) para ocupar a cadeira de número oito da Academia Brasileira de Letras. O candidato recebeu 35 votos e concorreu com outras 5 pessoas. Entre elas, o cartunista Maurício de Sousa, que recebeu o voto de dois acadêmicos.

Pela segunda eleição seguida, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio cedeu urnas eletrônicas para a votação, que aconteceu na sede da ABL, no centro da capital fluminense.  

Cavaliere já havia concorrido em outras oportunidades. O filólogo é doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A data da posse ainda será definida pelo novo imortal da ABL.

A vaga estava aberta após a morte da acadêmica Cleonice Berardinnelli, aos 106 anos, vítima de insuficiência respiratória em janeiro. A carioca era a integrante da ABL que ocupava uma cadeira há mais tempo, tendo sido eleita em dezembro de 2009.  

No dia 20, a ABL elegeu a escritora Heloisa Buarque de Hollanda para ser a sexta ocupante da cadeira 30, após morte da escritora Nélida Piñon, em dezembro de 2022.