Dia 15 de janeiro de 2024: esta será a data da cerimônia do Fifa The Best 2023, revelou a entidade máxima do futebol mundial. O evento premiará em Londres os principais jogadores e jogadoras da modalidade de acordo com os critérios do órgão.
Os concorrentes, entre os homens, têm seis representantes do Manchester City, atual campeão da Champions League - o atacante Haaland e o meia De Bruyne são os destaques. Do Paris Saint-Germain, a referência é o francês Mbappé. Lionel Messi, ex-PSG e atualmente no Inter Miami também, campeão do mundo com a seleção argentina, também está na briga.
No futebol feminino, estão no páreo nomes como Aitana Bonmatí, Jenni Hermoso e Salma Paralluelo, todas vencedoras da última Copa com a Espanha
O Brasil será representado nesta categoria técnicas apenas por Ederson, também do City. Ele foi indicado ao prêmio de melhor goleiro do mundo e concorre com Bono, ex-Sevilla e hoje no Al-Hilal, Courtois, do Real Madrid, Onana, ex-Inter de Milão e atualmente no Manchester United, e Ter Stegen, do Barcelona.
O período de avaliação do The Best masculino foi entre 19 de dezembro de 2022, dia seguinte à final da Copa do Mundo no Catar, e 20 de agosto de 2023.
Para as mulheres, manteve-se o trecho usual de cerca de um ano: 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, data da final da Copa do Mundo Feminina.
PUSKAS
Guilherme Madruga, pelo Botafogo-SP, e Bia Zaneratto, pela seleção brasileira feminina, brigam pelo gol mais bonito contra outros nove indicados.
The Best 2023 será entregue no próximo dia 15 de janeiro
Divulgação/Fifa